Os Princípios Bíblicos Básicos

A Bíblia não enumera uma lista de todos seus princípios, pois Deus deseja que esquadrinhemos suas verdades eternas Pv 25:2 ” A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.”.

Um princípio bíblico básico é uma semente de verdade eterna da Palavra de Deus, que expressa Sua natureza e nos ajuda a discernir e aplicar o conhecimento corretamente.

Cl 1: 16-18 ” pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,” .

É preciso, contudo, cuidado para não converter os princípios bíblicos básicos em nossa única fonte de verdade, restringindo a atuação e revelação de Deus. Devemos ensinar a partir da natureza de Deus e não acerca dela. “Porque Ele é santo …”.1 Pe. 1:16 ” porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. “

Não se deve forçar um princípio bíblico dentro das matérias acadêmicas, mas sim enfatizar aqueles que possamos distinguir e entender, expressando naturalmente a realidade de Cristo (Rm 11:36 ” Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! “; “2 Co 3:6 ” o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”).

 

Podemos aqui observar os Sete Principais Princípios Bíblicos descritos no livro de Gênesis. Estes mesmos Princípios são padrões de pensamentos que poderão ser identificados em muitos outros lugares e situações da vida. Podemos raciocinar através deles e conduzir os pensamentos para tomarmos decisões seguras com base nos padrões de pensamento do próprio Criador que podem ser encontrados em toda a sua criação.

Na Educação Escolar podemos encontrar estes Princípios nos rudimentos de cada disciplina(ou assunto acadêmico) e através deles podemos fazer associações para questões morais e espirituais. Na Escola Cristã o currículo é sempre desenhado para nutrir as quatro dimensões e desenvolver a criança integralmente, desta forma, a utilização dos Princípios como temas transversais aos assuntos é de extrema importância como fator integralizador de todas as disciplinas e da própria vida. O resultado disto é um conhecimento que produz vida e sabedoria e equipa o aluno com uma grande capacidade de discernimento para as decisões da vida.

Este Princípios poderão ser expandidos e combinados de modo a compor muitos outros, da mesma forma como podemos escrever uma sinfonia com apenas sete notas musicais.

São eles:

1. Gênesis 2:15
“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Édem, para o cultivar;”
Isto significa trabalhar arduamente, afadigar-se, ou seja, implica caráter.
Princípio de Deus de Caráter: O desejo de Deus de formar a imagem e a natureza de Jesus dentro do cristão, através de pressão e conflito.

2. Gênesis 2:15
“… e o guardar”
Isto significa observar, tomar conta com atenção, guardar com cuidado, implicando uma mordomia.
Princípio de Deus de Mordomia: Deus, como proprietário de todas as coisas, tem dado ao homem a responsabilidade de possuir propriedades externas e internas.

3. Gênesis 2:16b e17
“De toda a árvore do jardim comerás livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás”
Estas foram as instruções de governo provando o domínio próprio de Adão.
Princípio de Deus de Governo: (Auto-governo ou Domínio próprio) O plano de Deus é que todas coisas sejam governadas de dentro para fora.

4. Gêneses 2:17b
“porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”
- Isto implica causa e o efeito da desobediência, ou seja a lei da semeadura e colheita
Princípio de Deus de Semear e Colher: Quando alguém dá, o retorno é reproduzido e esta é a maneira de Deus de plantar e colher a verdade: semear e colher.

5. Gêneses 2:19 – 23
“… todavia não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”.
- Aqui Deus pensa junto com Adão levando-o a dar nome a todos os animais da criação, os quais vinham em pares, permitindo assim que Adão chegasse à mesma conclusão com relação ao plano de Deus para ele.
Isto implica Soberania, onde um Deus soberano discute com sua criação mais elevada, permitindo-lhe planejar, julgar e executar junto com Ele.
Princípio de Deus de Soberania: Deus, como o Supremo Soberano de todas as coisas é a fonte e a força da soberania do homem.

6. Gêneses 2:20
“Deu nome o homem (Adão) a todos os animais domésticos, as aves do céu”
- Isto implica a individualidade de toda a criação, tendo variedades distintas e natureza singulares. Isto também estabelece o fundamento do domínio do homem sobre a Terra como a criação superior.
Princípio de Deus da Individualidade: Todas as coisas que Deus criou tem uma identidade distinta.

7. Gêneses 2:24
“Pôr isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois
uma só carne.”
- Isto implica o estabelecimento de um pacto sobre a Terra, expressado pela primeira vez na família.
Princípio de Deus de União(Aliança, Pacto ou Unidade): Todas as coisas são designadas para funcionarem em harmonia internamente mesmo que permaneçam distintas. É necessário ter unidade interna antes que exista harmonia.

Bibliografia:
Parent-Teacher Training Manual of The New Testament Christian School, by Paul W. Jehle
Teaching and Learning America’s Christian History: The Principle Approach, by Rosalie Slater

Fonte: Instituto Imago Dei

 

 

Exemplo de Aplicação dos Princípios Bíblicos Básicos


Princípio

Interno

Extremo

Externo

Extremo

Equilíbrio

Soberania

poder

“Eu não planejo, tão somente sou guiado pelo Espírito”

forma

“O Espírito de Deus sempre trabalha dentro de meu plano. Não gosto de mudanças”

“Vou planejar meu dia, mas serei sensível à direção do Espírito de Deus”

Individualidade

unidade

“Farei o que é correto aos meus próprios olhos”

diversidade

“Farei o que é correto aos olhos do grupo, para ser aceito”

“Farei o que é correto aos olhos de Deus, ainda que isto implique em faze-lo sozinho”

Governo

auto-governo

“Eu não respondo a ninguém, a não ser a Cristo e não necessito de acompanhamento de ninguém”

lar, igreja e governo civil

“Constantemente busco controle sobre os demais, através da manipulação e da intimidação”

“Quanto mais controle interno demonstro, menos controle externo necessito. Nas áreas em que sou fraco, reconheço minha necessidade de autoridade externa”

Caráter

“Qualquer coisa que acontece é da vontade de Deus”

obras

“Se eu trabalhar duro e for organizado, disciplinado e sofrer por Cristo, ai então serei ungido”

“Eu me esforço por ceder ao Espírito de Deus, demonstrando minha fé através de minhas obras”

Mordomia

consciência

“Eu não deveria ser produtivo, já que muitos têm tão pouco. Quanto manos tenho para cuidar melhor, e provocarei menos culpa e condenação nos outros”

propriedade

“Quanto mais possuo, mais respeitado e honrado sou por Deus, e portanto, também pelos homens”

“Eu serei produtivo com todos os meus recursos e assumirei minha responsabilidade de dar a outros, de forma a ajudá-los a serem independentemente produtivos”

Semeadura e Colheita

semente

“Somente crescerei conforme me exponha às condições ideais, esperando que Deus trabalhe por mim, sem necessidade de qualquer preparo de minha parte”

fruto

“A unção de Deus e as boas ações sempre estarão à disposição quando eu necessitar. Assim, não preciso me preocupar com nenhum tipo de disciplina”

“Crescer em Cristo toma tempo e deve incluir arar o coração, uma boa semeadura (Palavra de Deus) regar e podar, antes que o bom fruto apareça”

Aliança

unidade

“Não posso unir-me com ninguém, pois isto destruiria minha liberdade. E também não estou de acordo com ninguém, já que sou parte de um pequeno remanescente que ainda serve a Deus”

união

“Meus compromissos e lealdade estão direcionados para a igreja e o Estado como instituições, para produzir paz e não causar qualquer comoção”

“Buscarei unir-me num pacto com aqueles com quem estou de acordo em princípios, limitando o pacto ao propósito de tal união”

Parent Teacher Manual, Paul Jehle

7 Respostas to “Os Princípios Bíblicos Básicos”

  1. ceoes Says:

    Ah, como teria sido diferente se no meu tempo, estas coisas fossem ensinadas para nós na escola. E olha que estudei a maior parte da minha vida em uma escola auto intitulada “cristã”…
    Por isto penso que os nossos descendentes pode ser muito melhores que nós, seus pais.
    Mas para isto, nós pais devemos priorizar dar aos nossos filhos não coisas materiais, e sim instrução que forme em seus corações valores que jamais serão esquecidos.
    Que Deus sustente este trabalho nesta escola tão abençoada, que só poderia ter mesmo o nome de “CEO”.

  2. Denise Marzullo Says:

    Excelente .. era justamente o q estava procurando.

  3. Lilian Says:

    Adoreii,esta tudo tão explicadinhoo…

  4. Samuel Says:

    Excelente artigo, precisamos de pessoas assim que falem a verdade, outro site com questões polêmicas é o http://www.contradicoesbiblicas.com.br

  5. OCIMAR AQUILINO DE SOUZA OLIVWEIRA Says:

    CEO MUITO BOM A TEMPO QUE EU ESTAVA PROCURANDO NA INTERNETE UM ASUNTO COMO ESSE FALANDO SOBRE PRINCIPIO, AGORA EU PEDERIA QUE ENVIE PRA O MEU E-MAIL SE POSIVEL ESTUDO SOBRE PRINCIPIOS BIBLICOS, SE NÃO TIVER POR FAVOR MIM INDIQUE SITES, LIVROS, CDS, EU FICAREI MUITO AGRADECIDO SEGUE OS MEUS E-MAIL:( PR.OCIMAROLIVEIRA@HOTMAIL.COM)

  6. LUZIANE Says:

    MUITO BOM ESTAVA QUERENDO SABER SOUBRE OSPRICIPIOS BIBLICOS E PUDE EM CONTRA TUDO QUE QUERIA VALEU VIU

  7. Fátima Says:

    gostei muito, explica muito bem os principios de Deus, e nos leva a rever nossos
    proprios principios e compara-los com os de DEUS e consertar o que esta errado. parabens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: